terça-feira, 18 de outubro de 2011

Falndo da Crise Internacional Economica

 

Estamos vendo e até sofrendo consequências de uma crise internacional que na realidade, não deveria estar nos afetando, pois não entramos nesse jogo de alto risco lá atrás, e não acho certo envolverem as economias emergentes nesse pacote de alto risco ainda, para assegurar os lugares de destaque para as tais economias dos países ditos desenvolvidos.

Na realidade estamos servindo de lastro para estas economias e dessa forma, provavelmente ficaremos sobrecarregados a curto prazo pela mesma ganancia que os levou a quase quebradeira em 2008.

O caso continua o mesmo pois os grandes que sobraram, que tiveram onde recorrer na hora do terremoto financeiro, ainda detém as moedas podres em seus ativos, apenas estão custodiadas com os BC’s e ainda representam granadas sem pinos no colo desses especuladores. Essa “banana de dinamite” vai parar no colo dos emergentes se algo não for feito imediatamente.

E digo isso, por conclusões fáceis de serem tiradas apenas observando a situação das turbulências que estão acontecendo na Europa nesse momento, em países como Espanha, Itália, e a Grécia puxando a corrente, e com Portugal também a reboque junto com a Irlanda. Enfim, uma tremenda zorra em que ninguém será capaz de dizer onde vai acabar e quem vai ficar de pé depois que isso passar.

Outro ponto que chama atenção é o fator histórico, onde os grandes impérios sucumbiram diante de seu próprio peso e se extinguiram-se, por culpa exclusiva sua e de seus maus hábitos no caso atual, especulativo.

Infelizmente ou felizmente os EUA não vão superar essa crise e com ele trarão para o fundo muita gente que não teve preparo para não embarcar na canoa furada da especulação, como ainda bem, o Brasil, que tem mecanismos rígidos para blindar deu Sistema Financeiro e controle de bancos, evitando a especulação a descoberto, como os grandes mercados que não tem essa blindagem de controle e se arriscam pela visão do lucro especulativo.

Quem tem, deve ter medo realmente, e digo isso para o pessoal que tem suas arcas do tesouro pelas bandas americanas e europeias, pois a brincadeira ainda nem começou, e quando acontecer, hum ... os emergentes serão o porto seguro para essa galera que sobreviver pós trama terremoto. E esses portos seguros só não podem é se contaminar com a enganosa preleção dos sobreviventes, que aprenderam a lição e agora irão “ajudar” os mercados emergentes a ganhar outros patamares, que certamente não será recomendável entrar nesse jogo de altíssimo risco.

Ninguém aprende a ficar menos ganancioso da noite para o dia, mesmo perdendo. É como o viciado em jogo, sempre vai imaginar ter a chance de jogar novamente para arriscar e ganhar ilusoriamente o suficiente para retomar seu antigo patamar.

Resumindo: O bicho vai pegar pelo simples fato de que essas contas são impagáveis ! O rombo que está adormecido nos cofres dos BC’s dos grandões, uma hora vai acordar com um apetite gigantesco, ai ninguém, segura e ai é que a casa vai cair de verdade, a começar pelos grandes BC’s.

Como dizia o “profeta” dos anos 70, Ibrahim Sued  (rsrs), “OLHO VIVO QUE CAVALO NÃO DESCE ESCADA ... e ademan que eu vou em frente, de leve ...”    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç