terça-feira, 11 de outubro de 2011

Falando das "Licitações"

Conversando com pessoas da área da Região Oceanica de Niteroi - RJ, chegamos a uma conclusão simples sobre os constantes desvios de recursos destinados as obras de infraestrutura das cidades, poderia ser diminuido tremendamente se as Licitações para obras públicas fossem realizadas nos Tribunais de Contas, que são os responsaveis por fiscalizar os processos licitatorios.

Mesmo com as denúncias de corrupção nas cortes, ainda assim os principios de lisura, ainda são bem mais respeitados no meio juridico que no politico administrativo.

Aqui em Niteroi por exemplo, a cidade aguarda há muitos anos a construção de um túnel que liga a Região Oceanica a saída para o Centro da Cidade, no bairro de São Francisco. Muito bem ... No inicio do ano, o Tribunal de Contas Estadual (Se não me engano), cobrou pela terceira vez, explicações sobre o custo da obra qye estava super valorisado, mas os responsaveis simplesmente ignoraram as constantes convocações do Tribunal e seguiram como se nada estivesse ocorrendo. Resultado ? Obra Embargada e ponto final !

Quem perdeu na situação, foram os "goelas", e a população que sofre com a saída em direção ao Centro todos os dias, levando mais de uma hora para fazer um trajeto que não se leva mais que 20 minutos com o advento deste túnel. Mas outra parte dessa reforma viária acontece a meio caminho desse percurso, onde se vai a passos de "cágado" a duplicação de uma avenida que corta uma favela, que muito chamam de comunidade. Me perdoem a franquesa, mas comunidade não é termo para se chamar de forma mais bonita um aglomerado de casas construidas a beira de barrancos, de forma irregular e arriscada, que só são permitidas por questões politicas, para cassarem votos em época de eleições, nada mais que isso. Segurança, Saúde, Serviços Públicos, nem se fala, pois esse não é interesse dessa cambada.

O resultado dessa forma capenga de solução para se corrigir esse trajeto viário, sem o túnel vai tumultuar a situação mais ainda pois o caminho vai ficar entalado no meio dessa favela (ou comunidade) sem a possibilidade de escoar esse transito para outro lugar.

A população que paga seus impostos é que está sendo penalizada com essa péssima administração municípal.

Essa sugestão de se fazerem as Licitações nos Tribunais de Contas, seria uma forma de intimidar o apetite por desvios e dinheiro público embolsado de forma ilicita e criminosa. Isso vale para todas as esferas dos poderes públicos. Com certeza iria diminuir a sanha dessa quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç