terça-feira, 4 de outubro de 2011

Center Norte divulga circular a lojistas e diz que não abre nesta quarta

04/10/2011 21h36 - Atualizado em 04/10/2011 21h57

Liminar que mantinha shopping de SP aberto foi cassada pela Justiça.
Concentração de metano no subsolo do shopping oferece risco, diz Cetesb


O Shopping Center Norte divulgou na noite desta terça-feira (4) uma circular aos lojistas informando que o shopping da Zona Norte de São Paulo não abrirá as portas nesta quarta (5). A decisão foi tomada após a 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo reverter à tarde a liminar que mantinha aberto o shopping. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), apresentou petição pedindo que o juiz reconsiderasse a decisão

Na circular, o shopping disse que "é importante ressaltar que a decisão judicial não refere à existência de perigo iminente de explosão". "O shopping continuará a tomar todas as medidas cabíveis para continuar com suas portas abertas e funcionando regularmente", segundo o comunicado.

No dia 29, uma liminar garantiu a abertura do centro comercial, que deveria fechar no dia seguinte por determinação da Prefeitura, que alega risco de explosão.

A Prefeitura informou na noite desta terça que "determinou que técnicos e fiscais tomem as providências cabíveis".

Segundo nota divulgada na segunda-feira (3) pela Prefeitura, o pedido de reconsideração foi feito ao juiz "em função da gravidade da contaminação ambiental e com base em item do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que permite expressamente a intervenção do município".

O shopping, de acordo com a Cetesb, corre risco de explosão por causa do vazamento de gás metano, proveniente do lixo sobre o qual o estabelecimento foi construído. A Prefeitura determinou o fechamento do Center Norte até que fossem executadas obras para eliminar o risco de explosão.

Riscos

O Shopping Center Norte diz que o gás metano está localizado abaixo do piso do prédio, “ou seja, na camada de terra abaixo do piso de concreto de até 70 cm, onde as condições para que ocorra uma explosão são remotas”. O Center Norte ressalta que, em 27 anos de existência, “jamais registrou qualquer incidente em suas instalações relativo a questões ambientais”.

Link da noticia: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/center-norte-divulga-circular-lojistas-e-diz-que-nao-abre-nesta-quarta.html

No meu entender, foi o mais acertado a ser feito, de forma que vidas foram poupadas, em termos de riscos a essas.
A Prefeitura abriu os olhos e fez valer o bom senso, não arriscando.
A ganancia do Shopping, entendo que até seja justificada, em principio, pois já sabiam que o terreno era um lixão desativado, e com geração de gazes explosivos, então falar alguma coisa diferente de fechar imediatamente, é demonstração de ganancia e irresponsabilidade. Se os lojistas sabiam ou não das condições originais do terreno é outro problema, mas desde que os frequentadores sejam poupados nos riscos, já é uma vitória do bom senso !
Parabéns a Prefeitura e a Justiça do estado de São Paulo ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç