quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Falando de História do Brasil



Hoje vemos com certa curiosidade a forma com que a nossa História nos foi passada nas escolas.
Nos venderam sempre a ideia de que nosso passado foi forjado por homens cordiais e amistosos, até mesmo abnegados. Conversa fiada da melhor espécie.

Um dos exemplos sangrentos da História do Brasil vem do episódio da Guerra de Canudos. Esta ocorrida de uma desavença comercial, e por conta da peregrinação de Antonio Conselheiro, que em 1893 se fixou em Canudos - BA, e ali já com mais de 8.000 seguidores se estabeleceu já como fora da lei nesse vilarejpo que chegou a ter algo parecido com 20.000 habitantes.

Em 1896 começou a intervenção do Exercito Brasileiro e culminando em 1897 com a morte do Conselheiro e de seus ultimos seguidores. Essa intervenção do Exercito custou a morte de mais de 20.000 habitantes e com todo esse sangue derramado, deixa claro que nossa história não foi na base da poesia e do entendimento entre homens de boa vontade, nada disso. Foi sim a custa de muita barbárie e de sangue derramado em várias ocasiões.

Só fico pensando que se nossa História foi e é tão mascarada nas escolas de base, bem no inicio da aprendizagem, omagino o motivo disto. Deixa clara a intenção de contar o fato de maneira enganosa e com algum objetivo menos "nobre": Enganar !

Lembremos que História deve ser passada com veracidade e não com uma embalagem bonita e cheia de penduricalhos brilhantes, tipo aquelas rendinhas em pacotes de presentes. Isso mostra o carater dos fundadores de nossa terra. E se é passada de forma falsa, é pelo motivo de que o carater desses "fundadores" não era dos melhores, certo ? Se não, pra que mentir ?

Hoje nos revoltamos com a corrupção reinante na administração pública e reconhecida internacionalmente, mas isso já era problema nos primórdios da colonização, onde os primeiros Ouvidores Gerais ( equivalennte ao Min. da Justiça), na época de Thomé de Souza, governador geral em 1549, cargo esse criado por D. João III de Potugal. Já nessa época quando chegou com Pedro Borges como seu Ouvidor Geral, esse já não vinha com boa reputação em Portigal, onde já havia sido processado pela Coroa Portuguesa por se envolver em desvios de verbas na construção de um aqueduto, sendo condenado a nuca mais exercer cargo púbico, em Portugal claro. Aprontou por aqui também e voltou "a ferros" para Portugal e os outros depois dele também não voltaram de forma diferente, e desta forma vemos que essa veia de corrupção vem de longe e bem gravada no DNA do brasileiro.

Ao passo que a colonização americana chamou pessoas para desbravar e criarem um novo mundo, aqui no Brasil Colonial, o que vinha para cá, era o que tinha de pior nos salões portugueses da época. Então vemos que até na forma de passar a História adiante, tnha que ser de forma mentirosa e escondendo as verdades de uma colonização de bandidos, ladrões de contraventores, desde que o Brasil se tornou país de verdade.

Até na dita Proclamação da República, a História foi "mal contada" e mais enganosa ainda repassada nos curriculos escolares. O Mal Fonseca, dito pai sa república, o fez de forma até provisória, assinando o ato em sua casa onde se encontrava acamado, e deixando claro que tal transformação deveria ser efetivada num plebicito, que só foi realizado ... recetemente em 1993 onde a população optou pela República, entre a Monarquia, e o Parlamentarismo ! Alguém ai lembra se falaram alguma coisa sobre isso ? Eu pessoalmente NÃO ...

Dessa forma já está mais que na hora de mostrarmos a nossa cara e não ficarmos ai enfeitando nosso passado que não foi nada de cor de rosa, entre risos e brincadeiras de salão. Falar a verdade é sempre melhor e mais producente. No contrário, adaptando a verdade para ficar mais bonitinho, tem como resultado o que temos ai no Congresso hoje em dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç