segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sobre a Segurança no RJ. Fatos e Místicas

Vamos falar um pouco sobre essa questão da Guerra contra o Tráfico.

VAMOS fazer algumas contas e comentar algumas possíveis razões, tais como:
O Governo Federal disponibilizou 50 vagas nos presidios federais, entre Catanduva, Rondonia, e outros ... Certo ? E de acordo com o procedimento em andamento, todos os envolvidos nessa confusão cinematográfica, serão tranferidos para esses presídios e assim estão sendo. Muito bem ... !
MAS de acordo com os levantamentos da Inteligência, são mais de 600 gente boa(s)(q nunca foram presos atoa ...), e isso já começa a enrolar o caso. De 50 para 600 já deu uma senhora diferença, se levarmos enm conta que o sistema prisional está há muito tempo, encolapsado e sobrecarregado ... ! E segundo os levantamentos da cúpula da segurança, na Secretaria Nacional de Segurança Pública, o déficit é de aproximadamente 500 unidades prisionais para colocar a c oi sa em ordem, ou seja ... utopia pura.
LEMBREMOS que em 2006, uma campanha semelhante foi empreendida por Cabral, com um tanque apontandado para a favela ... Na época isso ganhou pompa e circunstância ...
Mas indo em frente, a operação deu certo pois contou com o apoio decisivo dos equipamentos das Forças Armadas, sendo que a Marinha entrou primeiro, e após uma entrevista do Sec. Beltrame, o Exército e a Aeronautica no dia seguinte durante uma entrevista do Governador em conjunto com o Ministro Jobim e os comendantes do Exército, entraram no time e partiram para dentro, como esperado e pedido pela população ...
DURANTE o cerco a Vila Cruzeiro, e a fuga gigantesca dos traficantes, lembremos que os policiais não poderiam atirar inicialmente contra os bandidos, Isso sería uma extrapolada violenta, apesar de torcermos muito para um certo tiro aos alvos. Mas não seria por ai.
E para colocar um contingente lá em cima, bloqueando a passagem da "turma", só invadindo pelo lado do complexo do Alemão ... Então assistimos a fuga daquela turba desesperada mato a dentro e estrada acima ...
MAS com o advento do apoio das F.A. nesse caso, foi decisivo e os traficantes não esperavam que isso acontecesse, mas aconteceu e a coisa foi em frente, ainda estamos vendo os desdobramentos e achados de drogas e moradias dos criminosos. Buscando inclusive alguns procurados, e encontrados e presos.
Mas vamos comentar um pouco mais a fundo:
NO caso, para se fazer a DROGA em si, não basta somente a planta, é necessário alguns elementos químicos, com éter e outros ... Agora pergunto, se algum país desses que produz a droga, possui industria química que produza esses produtos ... ? NÃO ! E ai ?
São comprados em Trinidad & Tobago ... Mas tem esse tipo de industria lá ? Claro que NÃO !
NA AL, o único país que possui industria química de porte para produzir esses produtos, é o Brasil ! Que vende para compradores externos, e adivinhe ... Vai para esses países que produzem ... E vamos combinar, que isso não é negócio para esses traficantes de morro ... Certo ?
E temos outra coisa ... As fronteiras, por onde passa o que quiser de um lado para o outro a qualquer hora e para qualquer gosto ... Nessa vem a reboque a questão das armas que entram livremente, e não são coibidas, pois o movimento financeiro é muito grande, e pasmem: Durante a Crise Americana, o Sistema de Compensação Internacional de Cheques só não quebrou, pelo movimento de dinheiro "sujo", não justificado a carater ... É mole ?
DAÍ vemos a fragilidade do sistema como todo, onde é sabido desse transito financeiro, mas por conveniência não é travado ...
OUTRO ponto nessa mesma questão das armas, e seu desdobramento é que numa reunião no ano passado sobre essa questão, o tema do trafico de armas não foi debatido e foi colocado como tema desconsiderado ... Não falaram sobre pois já sabiam do volume, pois diante de uma realidade, que é: 70% da droga (cocaina) consumida no EUA, vem da produção dos países latinos, e as armas em sua maioria vem do EUA ... Deu pra ligar uma coisa com a outra ? Interesses e mais interesses que não é o dos traficantes dos morros cariocas e outros pais a dentro.
VEMOS que a questão então é muito mais profunda do que aparenta apenas pela operação de retomada desses morros, ou favelas da Vila Cruzeiro e a do Alemão e seu complexo, de mais de 400.000 moradores subjulgados pelo trafico e milicias, que nesse momento não apareceram sob a luz dos holofotes.
AGORA vamos lembrar que são 1020 favelas no Estado, e UPP's implantadas são 12. E o contingente da policia, é de longe insuficiente, necessitado gigantescos investimentos em infra-estrutura e na presença do Estado com seus serviços de Saúde, Educação, Saneamento, Transporte ... Já imaginaram o contingente necessário ? E o equipamento necessário para dar condições a sua atuação ? Os coletes usados pelo PM, não é de uso exclusivo, é emprestado ... Sua arma fica no quartel e o colete vai para outro PM em serviço, pois o Estado não comprou em quantidade suficiente ... Então entra no rodizio se se emprestar ao colega do proximo plantão. Alem da negativa do Exército não autorizar a aquisição de equipamento de última geração, pois não deixam as policias possuirem equipamento mais moderno que o deles (Exército), e ai a coisa vai sair do holofotes e muito provavelmente os costumes serão retomados, afinal o fluxo financeiro é muito grande, alem claro dos interesses por tras dos panos.
É meus amigos ... teremos muitos comentários pela frente ... A Veja chegou hoje ... Vamos ver e ler ...
SEM o apoio e presença das F.A. a coisa irá ficar capenga em bem pouco tempo, infelizmente para a população.

3 comentários:

  1. Matéria boa mesmo, esclarecedora, faz diferença.
    Gostei de ler.
    Apenas empaquei no final quando o bloguista
    se reportou à Veja. Aí desmontei. Podia citar
    qualquer outra fonte para sua pesquisa e informação, mas a Veja...
    Senza parole.

    ResponderExcluir
  2. Só para lembrar: A maior parte das bases deste post veio de uma entrevista da GloboNews, ew muito pertinente, pois isso ai é uma realidade, não uma expeculação ou imaginação. É a verdade dos FATOS ... Achar diferente é acreditar nas "carochinhas da vida" ... Foi um golpe no tráfico realmente, mas ainda está longe uma comemoração ... Vamos acordar !

    ResponderExcluir
  3. Há muita matéria boa para se ler aqui no blog.
    partidarismos, à parte, todas essas idéias aqui expostas devem fazer parte da grande discussão: "se não for agora, será quando?"

    Não se faz dignidade sem ouvir Todas as opiniões e percepções.

    Doa a quem doer, as idéias devem ser preservadas e estimuladas.

    ResponderExcluir

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç