quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ferrovia Norte Sul !


Sinceramente .... ! Ontem assisti um documentário na Globo News, sobre a ferrovia Norte Sul, e pasme, meu queixo caiu.
Em particular essa obra sempre me foi emblemática com relação a corrupção.
Há muitos anos atras, numa festa de aniversário num apto no Morro da Viúva, na Praia do Flamengo, um endereço nobre do RJ, discreto e de alta classe, tive a oportunidade de ser convidado para essa festa, que seria marcante.
Num determinado momento, uma certa figura adentra um dos salões, e foi recebido com pompa e circunstância, e sem muito mistério, avisava que não poderia ficar muito tempo pois estava embarcando para Suíça, para receber uma comissão ... ! Nessa época, esse convidado vinha ser ministro dos Transportes ... ! Acompanharia nessa viagem, o na época ministro da Justiça, e outra figura idolatrada nos dias de ontem e hoje, de voz marcante e olhos azuis muito fortes, e figura expressiva na Constituinte de 88, e entraria para a história recente do Brasil.
O jatinho os aguardava  no SDU, de onde seguiriam viagem.
Mas voltando ao caso do documentário / reportagem, mostrando a realidade da Norte Sul, que virou um verdadeiro escândalo de desvio de verbas, com gente presa e solta em seguida por detalhe jurídico, mas com patrimônio inicial de 500 mil, e a seguir constatou-se um valor de 60 milhões de patrimonial ... !
Um dos detalhes apresentados na reportagem, foi que mesmo com fotos ilusórias, na maioria da ferrovia, não existe aéreas de manobras que possibilitam duas composições trafegarem em sentido oposto, ou seja, só um vai e o outro tem que esperar para poder fazer o caminho 
inverso ... ! Mas não para ai não ... Calma !
Os trilhos em grande parte do trajeto, não estão soldados, e estão unidos por uma espécie de suporte embaixo das duas pontas, mas sem resistência para suportar o peso de uma composição. É mole ? Não ? Então tem mais, vejam : Os trilhos estocados para uma "eventual" conclusão, estão perdendo a validade, e além disso, esses além  dos que já estão instalados, não tem a dureza necessária para suportar o trafego, made in china !!



Mas não acaba ai não ... Muita calma nessa hora, e não esqueça do Isordil, pois em alguns trechos, não existe aquele berço de brita abaixo dos dormentes, estão apoiados diretamente sobre o aterro de saibro.
Mas  miséria pouca é bobagem, pois as calhas que correm ao lado da ferrovia, simplesmente foi feita fora de padrão, e dessa forma, em muitos trechos, simplesmente se foi ... A chuva levou !
Assim como o custo para se refazer a ferrovia, pois com trilhos vencidos e fora de especificação, o obra está fadada a ter que ser refeita integralmente. 
Agora perguntamos onde está o projeto e seu responsável ? Você viu ? Eu também não ! Não vimos pro que não existe projeto executivo !!!
Só uma informação: O que se gastou de forma irresponsável, com desvios monstruosos, ultrapassa em muito os valores do Mensalão, que diante do tamanho do rombo, faz esse Mensalão ser qualificado como crime de pequena monta, devendo ser tratado pelo Tribunal de Pequenas Causas !
Nesse trilho vem as situações dos aeroportos, e de toda a malha de infra estrutura brasileira.
Mas para quem tiver um pouco de tempo, vejam o programa que me referi mais acima:
Matéria sobre os gargalos da nossa infra.  

  

Um comentário:

  1. ”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul”
    Proposta de extensão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul e Fernandópolis em locais de baixas demandas e fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a implantação e operação a se somar aos vários anos paralisadas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida utilização e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás no município de Itumbiara como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, até adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros entre São Paulo e Brasília, algo que se torna inviabilizado se for mantida a atual proposta original política, ou ainda por Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e São Paulo atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma precária a F.C.A. antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação consistente com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovias paulistas tenham o mesmo destino das devolvidas pela FCA, ou seja o sucateamento.
    O texto complementar completo referente ao estado de SP pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito, onde consta um mapa ilustrativo.
    “Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” de Paulo Roberto Filomeno

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