segunda-feira, 19 de março de 2012

Via Fantástico

Ontem a Globo teve uma atitude corajosa em colocar no ar aquela reportagem com uma completa negociação no setor de compras de um grande hospital público no RJ.
Isso é uma prática comum em todos os setores de compras, sejam do setor de saúde ou qualquer autarquia. Não se retém a Saúde, é em todo o serviço público, TODO !
Falar que a polícia Federal está investigando, isso parece até brincadeira, pois como disse, é prática e não casual.
É um vício instalado no Brasil e conhecido mundialmente. Falta de vergonha e de ética, mas a ética correta, a da honestidade. Não a citada pela reportagem, que fala de ética de mercado ! Então ética de mercado é de fraudes e armações ?
Falando já na política, o Governo já fala de criar uma empresa pública para gerenciar a administração hospitalar e suas compras, 
Infelizmente a prática é essa e sempre foi assim, os famosos 10% que mandam na administração pública em todos os setores e que a política não tem como fazer alguma coisa para barrar essa prática e deveria ser assim, barrar na política essas práticas, mas é lá que a coisa é facilitada e sempre foi assim. O próprio TCU admitiu que até no Pregão eletrônico já tem como ser fraudado, e na reportagem se falou isso, na hora em se retirar o edital no local. A coisa passa pela mão humana, e essa mão também é do time do "por fora", ou seja: corrompido / corrupto.
A reportagem já deu eco em Brasília, onde o Sen. Alvaro Dias já se manifestou na direção da criação de uma CPI, onde já se tentou e dessa vez, parece que poderá haver condições de se pleitear essa CPI. 
O Caso é que se a opinião pública entrar no jogo, da forma em que se deu na Ficha Limpa, a coisa pode ganhar corpo e os políticos serem pressionados a aderir a proposta da CPI, independente da má vontade do governo sempre que se fala de CPI, pois isso levanta o tapete da sujeira. E ai outras coisas aparecem, e o governo não quer isso, levantar a sujeira e claro, mostrar onde ele participa também. E isso ninguém lá em cima quer exposição.
O caso é deve-se romper as barreiras da prática do ganhar sempre mesmo que por fora, e colocando abaixo a regra de se ganhar sempre, pois as empresas fazem esse jogo, pagando as "coberturas" e "cobrindo" nas próximas licitações. É assim que acontece e desde sempre foi assim. Para mudar isso só mudando a cultura da corrupção que está no DNA da admistração pública, e isso leva tempo, coisa que na política não é produtivo como solução. É a Cultura que deve ser mudada.     

Um comentário:

  1. Tio Dé, infelizmente essa prática existe até nas empresas privadas. Comprador de indústrias e outras empresas é sinônimo de 10%. As grandes corporações mantêm até um serviço de intelgência para esse tipo de coisas.

    ResponderExcluir

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç