terça-feira, 13 de março de 2012

Falando de criança

Vendo o jornal agora pela manhã, depois de uma noite de trabalho, estava assistindo uma reportagem sobre alimentação de crianças ... E como não lembrar da nossa época quando sentávamos a mesa para almoçar ou jantar com nossos pais.
O curioso é que em pouco tempo as normas e regras mudaram radicalmente, onde apareceram entendidos em educação infantil, alimentação infantil, e tudo mais infantil ... PTZ ! 
Não que esse pessoal até entenda alguma coisa, mas com essa avalanche de novas regras e invenções, as crianças é que saíram perdendo em qualidade de crescimento. 
A minha geração passou pela educação infantil de uma forma que tenho como correta, pois na hora das refeições, o respeito era regra número 1, e a partir daí é que a coisa se desenvolvia, O gosto pelas comidas, o paladar e preferências que eram observados pelos nossos pais, e não como hoje em que por um excesso de liberdade por parte dos inexperientes pais, dão abertura para as crianças além da sua capacidade, e nessa esquecem do fundamental, que é o respeito dos filhos pelos pais. E ai é que a coisa pega e vemos nos jornais todos os dias, onde vai dar isso ... Não importando se é pobre, rico, ou classe média baixa ou alta. 
O respeito sempre foi fundamental e básico para qualquer relacionamento entre qualquer pessoa e qualquer situação. Respeito é o que falta em tudo que vemos em todas as direções.
Falta a base que é a experiência dos pais, pois ninguém dá o que não tem ou não recebeu ... !
Nessa reportagem, via´se filhos pequenos dominando os pais que apenas ficam desorientados e incapacitados diante do pequeno ditador .. rsrs ! É verdade, acredito que já tenham presenciado situações como essas, onde quem manda é o filho, e os pais ficam perdidos como se estivesses desobedecendo o chefe irracível e durão, que tem menos de 5 anos ... !
Ai entram em campo os novos especialistas que numa grande quantidade, nem filhos tem, e aparecem como os salvadores da pátria, que vão ensinar os pais a educar os filhos ! Olha ... Isso é inacreditável pois quem sabe disso são os pais mesmo sem procuração, e quando acham que a escola é que vai educar ... Não ! A escola vai ensinar, e complementar a educação, onde as crianças vão colocar em prática o que receberam em casa, nunca o contrário, jamais !
Nessa matéria, um pai preparava a massa do gnhoc, e fazia um prato com uns 8 pedacinhos sem molho nem nada, e a criança que havia pedido assim, apenas lambeu e disse que não queria mais, não gostou ... ! Na continuação, apareceu uma nutricionista novinha, muito bonita por sinal, que provavelmente não era mãe ainda, mas citava mil "técnicas", com texturas, sabores, charme, atratividade, e coisas extremamente etéreas para crianças ... Incompreensíveis para crianças e isso é o que os novos entendidos não percebem, acham que as crianças ainda pequenas já tem o poder integral da decisão, e não é por ai, pois eles ainda dependem de nós pais, para aprenderem ou descobrirem como decidir, e principalmente o mais primário e básico que é o respeito sempre aos mais velhos e muito mais experientes.
Basta olhar em volta para vermos o caos social em que estamos inseridos hoje em dia, onde se perdeu o respeito e dai se perdeu a continuidade, a reta para se evoluir como pessoa. Se antes uns 10% se perdia no rumo dessa evolução, hoje podemos dizer que esse número bate em 40% sem a menor dúvida, e isso vai redundar em sofrimento pessoal e muito mais dificuldades práticas para essas pessoas que certamente poderia ser prevenido se o respeito fosse a palavra chave e básica para qualquer processo de ensinamento e desenvolvimento pessoal e familiar.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç