terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Custou mas aconteceu

Depois de 11 anos de discussões no Congresso, foi sancionada a lei que determina quanto o governo federal, estados e municípios precisam investir na saúde pública.
Finalmente saiu a regulamentação da lei da chamada Emenda 29, que aumenta os gastos com saúde. O que todos esperamos agora é que governadores e prefeitos parem de maquiar os gastos, como por exemplo, usar o dinheiro da saúde para pagamento de aposentadorias.
A partir de agora, o Governo Federal deverá investir o valor aplicado no ano anterior, corrigido pela variação do PIB, o Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo o que é produzido pela economia do país. Esse ano vão ser R$ 86 bilhões.
Já os estados deverão aplicar 12% da arrecadação e os municípios 15%.
A presidente Dilma vetou quinze artigos da lei, como o que obrigava o Governo Federal a destinar mais dinheiro à saúde em caso de revisão do PIB. A oposição não gostou e quer que o Congresso derrube esse veto.
Pelo Tio ...
Curioso é que essa "tiurminha" já levou em tempo enorme para dar para a saúde um mínimo de condições para atendimento da população. Mas tinha que houve vetos ... 15 ! E uma delas é a da variação do PIB e isso garantiria mais dinheiro ainda.
Mas finalmente alguma coisa foi feita, mas quando a esmola é grande, agente desconfia, temos que ficar de olho nas "nas melhorias" que virão pela frente e que irão custar muito caro aos nossos bolsos, já que essa turma não pode ver dinheiro que já se animam em ativar compras e obras faraônicas para gastarem a rodo ...
Vamos ver como vão se comportar os governadores e prefeitos que entraram na roda também, e não vão poder inventar que pagar aposentadorias sejam uso de saúde. Ou coisas piores.
A nossa responsabilidade vai na hora das eleições de prefeitos e câmaras de vereadores agora nesse ano, pois eles vão ter o compromisso de aplicação de 15%. Hora de vigiar e votar direito !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç