segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Falando de Saúde, e de Enfermagem ! Brincadeira ein Globo !

Bem meus amigos ... acho que muitos viram a reportagem da Globo ontem no Fantástico falando sobre a "Crise na Enfermagem" ...
Mas vamos por partes:
1- No caso ontem a reportagem começou ERRADA ! A crise não é na Enfermagem, mas nas escolas de formação de TECNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM certo ? Pelo menos foi o que ficou claro na matéria;
2- Por que não há crise na enfermagem ? Pelo simples motivo de que as empresas, no caso os Hospitais não pagam um salario condigno aos profissionais de nível superior, e nem contratam a quantidade correta para o funcionamento desta unidades de Saúde. eixando os plantões noturnos sem uma Enfermeira/o responsável, jogando o problema nas costas da Dna. Sorte e do Sr. Acaso.
3- Essa é a verdade, pois na matéria de ontem, NÃO FOI CITADO UM UNICO CASO DE ERRO DE UMA ENFERMEIRA FORMADA, e sim de tecnicos ou auxiliares de Enfermagem.
4- Qual a diferença ? Um é formado a nível SUPERIOR, e o outro, a nivel de ensino médio em um curso "profissionalizante", que na sua grande maioria é feito "nas coxas", "por correspendencia", e até sem observancia de presença, para conclusão do curso. Ou seja, pagpou levou um diploma que o autoriza a entrar num serviço médico e ficar responsável por pacientes em muitos casos em estado grave. São vidas nas mãos despreparadas de pessoas que se julgam profissionais da área de saúde, E NÃO SÃO, NÃO PASSAM NEM PERTO DISSO !
5- Solução ? Fiscalização e atuação forte no setor, mais isso os conselhos regionais não estão nem ai, para o que acontece, fazendo vista grossa para os probemas e necessidades da classe que representam, ou acham que representam. A situação aqui do RJ, sob as atenções do COREN por exemplo, é lastimável e deplorável, sendo uma confusão reinante e péssimo nível de atendimento. Quem já esteve lá sabe do que falo.
6- A matéria de ontem foi tendenciosa e maldosa com os profissionais de competência comprovada, julgando uns e culpando outros, ou seja: Se não há fiscalização no setor da Saúde, a coisa já desperta como das mais serias, e a necessidade de fiscalização é vital, mas isso não é feito pelos Conselhos e tudo fica como está, com uma emissora formadora de opinião como a Globo, informar errado e jogar a opinião pública contra uma categoria que nada tem haver com a bagunça reinante na Saúde do País.
7- Falo por conhecimento de causa, connheço a Saúde por vários angulos e sei o que digo. Nesse caso a Saúde vem ou traz a reboque a Educação, que mostra onde está a questão fundamental do problema, onde "cursinhos de arremata trocado" existem para tirar uma graninha fácil de alguns descuidados e outros desligados para faturar, sem se preocupar com o nível de ensino que será ministrado, não se importando que essa pessoas que ali "estudaram" vão amanhã estarem responsaveis por vidas em grave estado clinico. E ai ? Os responsaveis vão de certo alegar que fizeram a parte deles, ou seja receberam as mensalidades, mas garantir um nível de ensinamentos, isso é outra questão ... Não faz parte do curriculo do curso né ?
ÉTICA E RESPONSABILIDADE ! Esse recado vai para os CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM : A obrigação de fiscalizar essas fabricas de enganadores, passa por voces, junto com os tais do Ministério da Educação, pois o pessoal do Conselho, recebe lá suas mensalidades também, cobram e devem participar das responsabilidades pelas "merdas" que esses profissionais de "limpar côco" aprontam pelo País a fora, prejudicando em muito os colegas serios que trabalham na área como tecnicos e auxiliares responsaveis, e seus superiores hierarquicos, os Enfermeiros Formados que são os mais expostos a essa situação calamitosa gerada por esses cursinhos de merda que formam criminosos latentes e perigosos, que por um erro de desconhecimento, podem e matam pessoas todos os dias.
8- Resumindo o caso, se é que é possível, os Hospitais não pagam um salário digno, não contratam profissionais em número suficiente, e colocam o baixo nível de auxiliares despreparados e desconhecedores das normas tecnicas para cuidarem de pacientes em seus leitos de hospitalares, muitas vezes em estado grave, ou até em estado razoável, ma que correm o risco de tomarem GLICERINA NO LUGAR E SORO, como foi mostrado na reportagem. Ai a culpa é da Enfermagem ou de quem colocou uma pessoa que se acha capacitada para exercer a função ? Curso Tecnico não é faculdade, curso tecnico se faz em 6 meses ou um pouco mais, e faculdade vai por 4 anos no mínimo ... Sem contar com estágios e residencias, mais um especialização ou outra. Não é atoa que já foi autorizado o DR. para enfermeiros/as !

FALA SÉRIO REDE GLOBO, VAMOS EMBURRECER MAS COM MAIS RESPEITO !  

Um comentário:

  1. Errar é inadmissível, ninguem apoia , entende, quando causa-se danos permanentes ou mortes...
    mas alguém aborda a causa do erro ou o que levou a sucessão de erros, pois sempre são sucessões de erros que leva um profissional a errar.Carga horária ruim ( a mais de 10 anos espera-se pela 30 horas semanais em aprovação até hoje) hospitais superlotados e com déficit na equipe de enfermagem( auxiliares e técnicos assumindo muito mais pacientes do que se é permitido ou humanamente adequado) escolas despreparadas ( que o mec, coren, sei lá quem não fiscaliza) salários baixos ( 0 que leva o profissional a ter mais de um emprego, detalhe e os hospitais sabem e contratam)falta de materiais, estrutura inadequada, prescrições médicas ilegívies muitas vezes...enfim da para inumerar as causas e motivos pelos quais a enfermagem está em crise como disse o fantástico..., mas isso não dá muito ibope. Aliás parabéns ao fantástico pela deteriorização, da imagem do profissional da enfermagem (auxiliar técnico e enfermeiro) vocês foram ótimos. Denegrir é muito fácil, otimizar e reconhecer bons profissionais é muito díficil,(tem que ser por último, bem quase no final) não dá muita audiência como já descrito. Falar sobre erros médicos é raro , porque o CRM tem muita ética, se fala o menos possível médico nunca "erra" .Já o COREN, COFEN, não precisa nem comentar. Pelo visto a crise vai continuar ... e que bom que os pacientes / clientes,depois de domingo vão confiar bastante na enfermagem ,falida,denegrida, com profissionais descomprometidos, vão facilitar muito o tratamento...fiquei emocionadíssima com a contribuição da reportagem... afinal ISSO É BRASIL!!!!! POLEMIZAR SEMPRE, OTIMITIR TALVEZ, CONTRIBUIR JAMAIS!!!!!

    ResponderExcluir

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç