quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sobre as Barcas no RJ

É brincadeira isso ... 
Lendo numa edição de 'O Terminal' (www.oterminal.com.br) que circula gratuitamente, vi uma matéria de capa onde uma comissão da Alerj, visitou as instalações da empresa checando sua administração e a reforma de uma embarcação envolvida num acidente recentemente, que foi amplamente divulgado.
O interessante é que um diretor das Barcas, presidente Hugo Jorge Quiroga, alegava que a empresa teve um prejuízo de aproximadamente 27 milhões ... ! O curioso é que é uma empresa privada, e numa empresa privada, um prejuízo desta monta, é degola geral, dos diretores a presidente, não sobra ninguém !
Falou isso para amaciar o terreno para pedir um aumento de tarifa, que passaria dos atuais 2,80 para 4,40 ! Simples né ? Só que o presidente da comissão, o deputado Marcelo Simão, já cortou logo o assunto, dizendo que deveriam entregar a concessão pois era inadmissível se pensar e falar em aumento de tarifa, quando o atendimento ao passageiro está até muito a desejar, sem contar com as linhas que deveriam ter sido abertas e não foram ... E ainda querem mais dinheiro ? O Estado ainda levantou a possibilidade de entrar com subsidio nas tarifas, atualizando para 3,30 e o Estado entraria com mais 1,30 por cabeça, mas isso ainda vai a votação, pra nossa sorte por enquanto ... !
Segundo o deputado Marcelo Simão, as condições são bastante ruins, e que se está dando prejuízo, devolvam a concessão pois a preocupação agora é de se comprar novas barcas, atender o passageiro de maneira confiável e segura, pois as barcas em uso hoje, descontando as poucas novas, o restante da frota tem mais de 50 anos. Mas segundo a empresa, mesmo no limite, são bastante seguras.
Dai eu lembro que já postei matéria aqui sobre isso, e que como sendo uma concessão publica, como uma linha de ônibus, a empresa se obriga a manter a frota, ou implantar frota nova, abrir novas linhas, manter o serviço nas 24 horas do dia, e pela tarifa vigente e acordada com o Estado, que é o poder concedente. Mas isso não foi bem entendido pela empresa Barcas S/A ... Pois já paralisou os serviços após as 23:00 hs, mesmo já tendo sido obrigada a retomar a operação por ordem judicial. Alegando que esse horário iria abalar a saúde financeira da empresa ... PTZ ! Então eles não estudaram tudo antes de se habilitarem e estudarem todo o negócio ? Eu resumo a coisa em poucas palavras : Péssima administração ! Falta de competência administrativa, falta de controle financeiro, desvios de dinheiro, e coisas do gênero. Pois não é concebível um fato como esse, e ainda alegarem prejuízo nessa monta.
Se for verdadeiro esse prejuízo, a concessão deve ser realmente retomada e nova licitação ser aplicada para uma nova concessionária operar e abrir as linha novas, com equipamentos novos claro.
E tem mais sobre essa empresa de navegação: No caso de uma emergência em que seja necessário um tripulante cair n'água para salvar um passageiro por exemplo, esse vai ficar na saudade, pois alegadamente por vários tripulantes alegando e afirmando que não eram pagos para isso ! É mole ?
Eu mesmo presenciei uma ocorrência destas e o tripulante disse isso na minha cara, e quem pulou n'água foi um passageiro e salvou a senhora. Não foi nenhum funcionário nem tripulante. E chegando ao RJ, os responsáveis ainda tentaram mentir dizendo que foi um tripulante que pulou n'água, mas os passageiros desmentiram na hora a mentira. Incrível uma empresa como essa ainda ser a concessionária do serviço.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç