quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Afinal, PRESIDENTE OU PRESIDENTA ???

EXISTE A PALAVRA PRESIDENTA?



Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?


Articulista: Miriam Rita Moro Mine Universidade Federal do Paraná:


"Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia.


Presidenta???


Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?


Bem, vejamos:


No português existem os particípios ativos como derivativos verbais...


Por exemplo:

O particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.


Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.


Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.


Diz-se capela ardente, e não capela "ardenta"; diz-se estudante, e não "estudanta"; diz-se adolescente, e não "adolescenta"; diz-se paciente, e não "pacienta".


Um bom exemplo do erro grosseiro seria:


"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".


Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação...


Miriam Rita Moro Mine
Universidade Federal do Paraná

OBS.: Lembramos que há poucos dias o Presidente do Senado, josé Sarney foi "corrigido" pela colega senadora Martha Suplicy (ptz), justamente nesse assunto e termo, tendo o mesmo registrado que o termo também é usual e correto ... ! Vejamos que o mesmo, tabém não conhece as regras da nossa lingua "mather". Vamos e venhamos né ? 

Um comentário:

  1. Na página abaixo a Profa. Miriam Rita Moro Mine estaria dizendo que o texto acima não é e nunca foi dela.

    http://planetams.blogspot.com/2011/05/presidente-ou-presidenta.html

    ResponderExcluir

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç