segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Saúde: Confusão anunciada !

Do ex-blog do CesarMaia, de hoje ...

PRIVATIZAÇÃO DAS EMERGÊNCIAS SERÁ O CAOS NOS HOSPITAIS DA PREFEITURA DO RIO!

1. A prefeitura do Rio anunciou que privatizará, entregando à OSs, suas 4 grandes emergências dos maiores hospitais: Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge. Essa é uma reação impulsiva e absurda aos problemas que vem enfrentando nos últimos meses, com as faltas de pessoal e materiais nos hospitais e, em especial, nas emergências, acentuadas nos fins de semana.

2. Esse caminho será o caos. Num grande hospital se terá duas cabeças de comando do mesmo espaço: público nos atendimentos ambulatoriais, cirurgias e internações e privado na emergência. A emergência não é um setor à parte. Ao contrário. É totalmente integrada ao hospital e, nos casos mais delicados, depende do setor de cirurgias. Além disso, se terá dois regimes salariais. Será impossível administrar maqueiros, enfermeiros e médicos que no mesmo corredor têm salários e direções diferentes. E sem servidor concursado, a memória da experiência, fundamental nas emergências, se esvai. É o caos anunciado.

3. (Globo, 06) Prefeitura entregará setores de 4 hospitais e 2 PAMs a organização social, para agilizar atendimento e evitar falta de médicos. As organizações sociais (OS) ampliarão sua atuação no setor. Uma delas ficará a cargo da gerência e do atendimento nas emergências dos quatro grandes hospitais da prefeitura: Souza Aguiar (Centro), Miguel Couto (Gávea), Lourenço Jorge (Barra da Tijuca) e Salgado Filho (Méier). Além deles, dois PAMs (Del Castilho e Irajá) serão incluídos no projeto de terceirização das emergências. O programa é uma tentativa da prefeitura de reorganizar o sistema, para agilizar o atendimento a pacientes e evitar a falta de especialistas. O projeto foi batizado de Programa de Emergência e Urgência de Pronto Atendimento. As seis emergências serão monitoradas por uma base operacional.

Pelo Tio:
Vemos que a Prefeitura do RJ agora parte para o desespero e nesse provavelmente vai implodir o sistema de emergência dos grandes hospitais que abrigam os maiores atendimento de emergência da cidade.
Sem condições de organizar o setor de saúde da Cidade, agora invnetam uma tentativa totalmente absurda e irresponsável no trato da Saúde da cidade do Rio de Janeiro, que já padece com a falta de condições e de até material básico e profissionais como médicos, enfermeiros, maqueiros e etc.
Essa tentativa apenas muda o enederço da cobrança pelo fracasso administrativo da Saúde na cidade. É absurda a falta de talento para cuidar da Cidade e principalmente da Saúde, preferindo aparcer na grande Midia, fazendo propaganda pessoal e deixando o atendimento a população num terceiro ou quarto plano.
Mas o Prefeito esquece que tratar da Saúde da população é garantir VIDA a essas pessoas que dependem desse atendimento.
Virá a grande mídia e dizer que essa "loucura" vai beneficiar a população ??
Mais louco é quem acredita nisso e mais irresponsável é quem der condições para isso acontecer.
Fiquem muito atentos com relação a isso, pois será o absurdo dos absurdos e o custo será calamitoso, bastando pensar um pouco para ver o que vai acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç