domingo, 16 de janeiro de 2011

Leiam, analisem, comparem

Via e-mail, por Reinaldo Azevedo

Fotos Site CBN
Não vou, evidentemente, ficar fazendo um campeonato de desastres para
saber qual estado padece mais com as chuvas. Mas eis aí: algumas horas
bastaram para que o Rio se revelasse além da blindagem política que


hoje protege o governador Sérgio Cabral (PMDB). Culpa deste ou daquele? Digamos que há um estoque de irresponsabilidades verdadeiramente históricas, que pedem a intervenção organizada do poder público. Até aí, concordamos todos.




Agora eu os convido, como sempre, ao cotejo do noticiário. Como bem disse ontem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), essas coisas não se resolvem da noite para o dia. Falou a coisa certa ao anunciar um pacote antienchente e apanhou por isso.


Agora vemos Sérgio Cabral, um ano depois de um desastre monumental, às voltas com outros desastres monumentais. Como se nota, há problemas que demandam mais de um dia, mais de um mês, mais de um ano.
O que é curioso é que o governador do Rio aparece no noticiário fazendo o seu apelo de sempre, e já costumeiro, ao governo federal, agora a Dilma Rousseff. E pronto! Ninguém vai se lembrar de indagar se o governo e as prefeituras das cidades atingidas fizeram a sua parte.


Não precisa.


Direi de novo - e repetirei cem vezes se preciso: a única coisa que  estou cobrando é isonomia no trato. As chuvas já são um problema grave o bastante para termos de enfrentar também uma tempestade de hipocrisia e ideologia vagabunda. Leiam, analisem, comparem.

Por Reinaldo Azevedo
 
Por mim agora:
 
Não é novidade que essa época de Verão, significam chuvas torrenciais, e para quem mora no estado do RJ, MG e até SP, que tem topografia de encostas, essa época é sinonimo de problemas, e graves.
No ano passado, aconteceram desgraças em SC, e no RJ na virada do ano e as cuvas deixaram sua marcas ano a dentro, e as autoridades ? Apareceram na hora para fazer o alarde de sempre e depois ... Sumiram !
Esses dias até a Globo colocou no ar, parcialmente uma reportagem sobre Angra, mais especificamente na área das pouzadas que foram levadas pelos deslizamentos, mas da cidade de Angra do Reis diretamente, não falaram uma vírgula.
Em Niteroi, foi a mesma coisa, pois ainda existem algo parecido com 800 pessoas / famílias que nem o tal de Aluguel Social sentiram o cheiro, e mais os que estão nos abrigos mofando nas piores condições a espoera de um lugar mais digno para morarem. O prefeito de Niteroi então, sumiu na época e depois e mais adiante continuou sumido até o evento do Niemayer, onde até prometeu outra ligação para o RJ ... Depois disso ... by by sumiu !
Nessa tragédia da Região Serrana do RJ, ainda se contabilizam os mortos, e as promessas que já se amontoam, e com politicos, pasmem: Desviando donativos para dizer que são dele ... ! É mole ?!
Enquanto isso busca-se um bode ára ser o culpado, qdo sabemos que a liturgia é a mesma de anos, se libera dinheiro para as tais ememrgências, esperam por projetos, readequação das ocupações, investimentos nas encostas, para a prevenção, mas no final, essa grana vai bater em outros cofres e os que realmente necessitam, população e cidade ficam no "ora veja". Mais um ano se passa, mais mortos e muito menos responsabilidade de quem tem e procura pelos bodes encostas acima ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç