terça-feira, 17 de setembro de 2013

Por que será ??

Via ex-blog do CM de hoje, 17/09/2013

EM DEZ ANOS TARIFA DE ÔNIBUS CRESCE MAIS QUE METRÔ, INFLAÇÃO, GASOLINA, CARRO NOVO E CARRO USADO! VER GRÁFICO!

(Estado de SP, 13) 1. Levantamento feito pelo Estadão Dados mostra que a inflação do transporte público no País foi quatro vezes maior que a inflação do transporte particular nos últimos dez anos.  Os números fazem parte dos cálculos do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Eles revelam que, enquanto o preço dos ônibus urbanos cresceu 111% desde 2002, por exemplo, o custo de um carro novo cresceu apenas 6,3%. Como a inflação nesse período foi de 82,9%, isso significa que andar de ônibus ficou mais caro, enquanto comprar um carro zero km ficou bem mais barato. 
        
2.  Outros gastos relacionados com a manutenção de um veículo próprio também estiveram mais baixo que a inflação, como a gasolina (43,9%) e o preço do seguro automotivo (40,5%). Por outro lado, o custo do metrô, assim como o ônibus, subiu mais que a inflação (93,9%). Esses dois movimentos contrários podem estar relacionados, segundo especialistas. Segundo o Denatran, a frota de carros no Brasil quase dobrou entre 2003 e 2012, passando de 23 milhões para 42 milhões. E isso reflete no custo do transporte público, já que os ônibus andam mais devagar quando o trânsito está lento - pesquisa do Ipea de 2008 mostrou que 16% do custo do ônibus em São Paulo se deve aos engarrafamentos. 
       
3. O aumento no preço dos ônibus, maior até que o custo dos combustíveis, pode significar tanto um crescimento tanto na taxa de lucro das empresas que exploram as concessões quanto em uma queda de eficiência. As duas hipóteses podem ocorrer simultaneamente.


Realmente não é difícil imaginar a resposta.
Vemos que essa relação tanto no âmbito estadual como municipal - de mãos dadas, está mais que na cara que algo de muito podre está no ar, disfarçado com cheiro de bom ar de terceira.
Mostra também que além de vir de longe, de longa data,  é um contrato de longo prazo, com beneficiados "principais" rotativos, mas como essa rotatividade obedece a comandos, vemos que isso está nos levando a outros interesses onde muita coisa pode, ou espantar ou confirmar as mais escabrosas possibilidades, onde se joga com dinheiro público, e claro, se ganha com ele e ... todo ele !
Isso mostra que sendo assim, em qualquer situação, se ganha ou se rouba, se mantém a maquina "azeitada" com dinheiro evadido do sistema de transporte público sem maiores inconvenientes, pois ai vemos onde essa corrente vai desaguar !
Isso mostra que não estamos falando de sistema de transporte público, e sim de uma mega maquina de suco de laranjas !! E que laranjas essas, do tamanho de no mínimo MELANCIAS !!! Já imaginaram ?
Quem poderia se beneficiar nessa rotatividade de interesses ? Quando as cabeças rotativas, são rotativas ? Quem "indica" essas cabeças rotativas ? Isso está dando mostras que tem mais coisas embaixo do tapete, num sentido absolutamente lógico.
Será que o mensalão é realmente o maior escândalo de corrupção do país de todos os tempos ???
Isso mostra que as administrações públicas não estão contaminadas, elas são os agentes contaminantes, a ponta do cano que vaza o esgoto da corrupção, pois dinheiro fácil agrada a muitas pessoas, e claro, muitas organizações, que no caso são políticas, ou para ser mais exato, partidos políticos. Vimos a pouco tempo a situação do PSOL, onde uma deputada desviava dinheiro para custos de campanha e para benefício próprio, inclusive com aquela pratica de contribuição "espontânea" vinda dos salários dos funcionários de gabinete.
Isso é prática recorrente, fórmula de se ter fluxo de caixa pago pelo Estado para bancar despesas escusas os não declaradas. O que se paga com essa grana ninguém sabe, ou vai saber ... !
A fumaça está ficando esparsa e muita coisa está ficando "mais clara", sónão vendo quem não quer ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç