segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bom senso ...

3 comentários:

  1. Por algum problema que ainda não identifiquei, o comentario abaixo veio até mim poe e-mail, e como deve ser, sendo concordante ou não, ele vai ser sim publicado na integra ...
    Por: R Slomka

    Prezado "Tio Dé", a mensagem abaixo foi retornada a um amigo que perpretou o crime de me enviar o teor parcial de um "artigo" que depois encontrei em seu blog, então imagino ser de sua autoria. Como não funcionava a opção de comentário, gostaria de saber se o sr. poderia publicar esta resposta e treplicá-la se sentir vontade. Tenho cá minhas dúvidas se será publicado, dado que entre as opções de avaliação de seus posts consta "engraçado", "interessante" e "legal" somente, numa mostra do senso auto-crítico parco com o qual o Criador o brindou.
    Só estranho como uma pessoa que se diz comissário de bordo pode ser tão desinformado acerca do Brasil.
    De qualquer forma publicarei a reposta no meu blog, onde comentários são bem-vindos.

    Vale a pena ler para entender... como se propagam mentiras, preconceitos, como se forma uma massa alienada que pensa estar pensando e pensa estar sendo iluminada por revelações bombásticas quando estão sendo levadas pelo cabresto da desinformação. Geralmente as grandes manipulações na internet começam com frases assim: "não deixe de ler", e terminam em "repasse a todos".
    Enquanto o Serra estava na frente das pesquisas, o "absurdo" não existia, bastou a Dilma passar a frente e já vem "artigos" desqualificando as pesquisas como manipulação desproporcional que favorece o Norte/Nordeste.
    Pra começar, eu também não confio muito em pesquisas eleitorais, não por critérios estatísticos, mas principalmente porque sei que a boa parte desses institutos de pesquisa são ligados a interesses privados.
    Então vejamos...
    Segundo o site do IBGE (não de fonte desconhecida e não verificável como a da nota), a região Norte concentra 14.623.316 brasileiros, enquanto no Nordeste somos 51.534.406, totalizando a grosso modo seriamos 66 milhões entre quase 184 milhões de brasileiros, ou seja, 36% da população brasileira. Não tenho o número de eleitores porque estou me baseando na contagem da população divulgada pelo IBGE. Então nisso o autor está certo: realmente não está bem proporcional,.estão sendo ouvidos MENOS norte/nordestinos do que a distribuição populacional.
    Certamente eu não estou levando em conta o sentimento nazi-sul-sudestino de que um brasileiro nordestino não vale o tanto quanto um brasileiro do sul ou sudeste, daí a indignação do autor da nota, que além de preconceituoso é desinformado. Aliás, o mesmo sentimento que o autor tem em relação a Riachão do Jacuípe, a maior parte da população da França, por exemplo, onde está em alta o neo-fascismo, deve ter em relação a Porto Alegre ("já ouviu falar? Eu também não! então eles não devem valer nada mesmo..."). Típica postura fascista: se eu não conheço, não deve ter valor...

    ResponderExcluir
  2. Continuando ...

    O cara ainda afirma que Minas (19,2 milhões hab) tem mais eleitores que a região Sul (26,7 milhões hab), passando recibo da total desinformação de quem escreve e da certeza de que quem lê vai embarcar cegamente nas "verdades" que ele quer vender. Ele está certo quanto a grande maioria dos "leitores" de email mas, me desculpem, não visto cabresto, ainda resisto em ser um humano pensante, ainda que isso dê um pouco mais de trabalho.
    Não vejo grande manipulação no fato de Marilia ou Bauru (por que essas e não Sorocaba ou Limeira?? e não Feira de Santana ou Vitória da Conquista - duas das maiores cidades da BA??) terem ficado de fora da amostragem, mas uma olhada minimamente criteriosa perceberia que a distribuição se deu de forma proporcional entre as principais capitais e foram eleitas algumas grandes e médias cidades por região com participação de 14 ou 7 entrevistados em cada, proporcionalmente ao montante das regiões. Seria impossível fazer uma pesquisa por amostragem em TODOS os municípios do Brasil, não acha?
    Enfim, o problema da internet é que tem gente que toma conclusões baseadas em meia informação e tem preguiça de buscar a outra metade para confirmar o pensamento (aliás, pensar é cada vez mais raro, repassar é mais fácil e dá a impressão de se estar sendo respaldado - quando normalmente se está sendo manipulado), e como na net qualquer besteira vira corrente, propaga-se a ignorância como piolhos pululam nas escolinhas infantis.
    Ignorância que pode ser atestada pela citação de que Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Floripa reunam mais eleitores que todo NE.

    ResponderExcluir
  3. Final ...

    Santos - 418288 hab.
    Campinas - 1039297 hab
    Ribeirão - 547417 hab
    Floripa - 396723
    Total - 2401725
    Comparem:

    SANTOS, CAMPINAS, RIBEIRÃO PRETO, FLORIANOPOLIS, tambem 14 pessoas cada uma....kakakaahhhhh, SÓ ESSAS CIDADES TEM MAIS ELEITORES QUE TODO NORDESTE....

    Ou seja, "kakakaahhhh", estou perdendo meu tempo para rebater um "artigo" apócrifo que compara a população de 2,4 milhões de pessoas com a de todo o NE (51 milhões de pessoas ou "só" 20 vezes mais) achando que está certo!!! caraca!! e o título ainda fala em "Falta de critério"!?!?! Falta critério para o debate político no Brasil, isso sim. Chama-se a atenção para o que não tem relevância a fim de se escamotear interesses que seriam escusos se já não fossem bem conhecidos. É a velha arma da direita, desde a eleição do Collor.
    Imagine se fosse o Lula que afirmasse esse monte de besteira, quantos emails eu não estaria recebendo...
    Se puder, manda aí o link do "artigo" (se existir) para eu rebater o autor, se não, pode repassar minha resposta para a mesma lista que você repassou essa pérola do saber estatístico.
    Ainda bem que a Marina vai investir pesado na educação, o povo brasileiro (não só o nordestino) está precisando, principalmente de aulas de matemática, lógica e estatística. Ao invés de propagar tanta bobagem, baixe os programas de governo dos pricipais candidatos e vamos debater idéias.
    Ai meus ais... Senhor, dai-me saco até outubro.
    Abraço
    Roberto Slomka

    ResponderExcluir

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç