terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia de Sta Maria !

Realmente o brasileiro tem sempre a mania de nunca esperar que aconteça com ele !
Vejamos ... Uma boate, com lotação em torno de 1000 pessoas, numa cidade universitária, jovem, bonita, alegre e cheia de sonhos e já com as primeiras atitudes da vida adulta.
Ai começamos a ver certas detalhes que na animação passam despercebidos e no final, se tornam mortais !
Detalhes que num pique de balada ninguém vai se tocar em saber onde é uma saída de emergência ou até se existem !
Para os donos é visto como um gasto a mais, que não vai ter retorno, pois acham que não vão frequentar uma casa por ter mais saídas de emergência que a do concorrente ... ! Até poucos dias seria assim. 
Mas houve uma tragédia onde 235 jovens se foram, de forma criminosa e irresponsável !
De forma mais irresponsável ainda foi o dia seguinte por parte da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, dos poderes municipais em geral.
O Prefeito diz que depois dessa tragédia não cabia ficar procurando culpados ... Ptz !
Ele diz também que não era de responsabilidade da Prefeitura o fato do alvará estar vencido e a boate continuar a funcionar ... ! De fiscalizar mas não de impedir ?
Mesmo depois da tragédia, esse mesmo prefeito diz em entrevista que não conhece a Lei de Posturas Municipais, que não sabe e não pode responder ? Será que não bateu nem curiosidade de ler a tal Lei depois do ocorrido ? Pelo menos pra saber falar sobre o caso ?
Um major do Corpo de Bombeiros diz que a casa estava dentro das normas, mesmo tendo capacidade inicialmente alegada como para 1000 pessoas e hoje passa para 691 pessoas ... ! Mas vamos em frente, e por sua alegação, um espaço como o da Boate Kiss, possuía apenas uma Entrada / Saída ... !!!
Lembramos que o tempo de evacuação de um espaço como esse seria de poucos minutos, 3 se não me engano ! Por uma porta Major ??? Ele alegou também que "dependendo da lotação uma porta seria suficiente" ... ! Mas como isso seria possível ? Dependendo da lotação se abririam outras saídas ? >>... "Trás outra porta ai o Fulano" ... << ! " Ah, lotou ? Bota outra porta ai depois da coluna" ... !! Seria assim Major ? É isso mesmo ?? Ou se libera a autorização de funcionamento levando-se em conta a lotação máxima da casa ? E o fato do extintor não funcionar, estra vazio de acordo com um dos seguranças ... !?
Câmeras de segurança que hipoteticamente foram retiradas há 2 meses ? Seguranças impedindo a retirada das pessoas, e só depois que viram e sentiram a fumaça, liberaram de forma restrita a saída das pessoas, e inicialmente exigindo contas pagas ? Nesse meio tempo muitos já morreram lá dentro !
Depois desse número absurdo de mortes é que o problema ganha a mídia e as prefeituras no país a dentro se mexem para fiscalizar e tomar providências ! Não foi a primeira tragédia que acontece no mundo por conta da falta de responsabilidade e da ganância de falsos empresários preocupados apenas com o possível "calote" ... ! Evita o calote e expõe ao risco de vida os frequentadores ? Alguém se preocupou com um fato real ? Com o risco real e imediato ? Resposta : NÃO ! 
"Empresários", Prefeituras, Corpo de Bombeiros, e absolutamente ninguém, quando se paga uma pequena taxa e a vida de centenas de pessoas entra em risco.
As coisas estão entrando num estágio onde mudanças são necessárias e urgentes, pois dessa forma, estamos cansados de abrirmos um jornal e nos depararmos com tragédias sucessivas e sem limites, em todas as áreas de convívio de nossas cidades, no país inteiro !
Temos que assumir o controle das situações e deixarmos de lado a mania de jogarmos no colo dos outros situações básicas que são nossas, não de escolas, igrejas, amigos, avós e cia limitada !
O cotidiano da nossa sociedade está sem rumo e totalmente fora de ordem, e assim a tendência é só piorar.
Santa Maria foi uma fatalidade com indução de falta de responsabilidade e ganância, lucro fácil e corrupção sem limites. Nos como sociedade temos a obrigação de tomarmos as rédeas dessa desordem e colocarmos as coisas no seu devido lugar. 
Não falo por moralismo ou utopia, mas por vergonha de dizer que sou cidadão, que os eleitos por mim, me representam de forma digna e correta, de sentir que Leis são respeitadas e não banalizadas, assim com vidas que são ceifadas por motivos tão pequenos que fica difícil imaginar que tal ato partiu de um ser pensante, teoricamente humano.
E mudanças desse calibre, só tem sentido e só se torna real, se partir de dentro de nossas casas e nos acompanhar pelo dia a dentro, indo e vindo conosco todas as horas da nossa vida.
Se não for assim, rezar não será suficiente, não por falta de poder dos céus, mas por falta absoluta de méritos !

Um comentário:

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç