quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Falando de carros "verdes"


Um assunto que hoje “domina” as questões ambientais é a emissão demissntais hoje " gases e isso para quem não observa a questão de longe, imagina que esse problema é realmente um ponto de difícil solução.
Mas não, a coisa não está tão longe de uma solução viável, econômica, e não poluente em larga escala. Poluição ZERO, absolutamente ZERO ! Qual é essa solução ? Veículos movidos a AR ! Isso mesmo, AR COMPRIMIDO ! E essa tecnologia existe e disponibilizada por um engenheiro oriundo da F1, que já o levou até para testes na França, em Paris na forma de um Taxi urbano ... !


Para nossa “surpresa”, o vídeo acima mostra que existem tecnologias e essas não foram empregadas em larga escala por simples questões econômicas, não que seja um projeto caro ou de difícil implantação, nada disso, mas os termos de investimentos para as grandes industrias, que tem sua cadeia energética já comprometida com acordos e outras coisas a mais que nós nem imaginamos por sermos apenas simples números contribuintes e pagadores de impostos e muito ligados ao consumo. Que forma uma cadeia onde nós somos o combustível que move toda essa engrenagem, sem nos darmos conta disso, e olha ... Se nos dermos conta desse poder todo, o mundo muda radicalmente !
Não tratamos de política, comunismo, socialismo, capitalismo ou qualquer outro “ismo” da vida. Nada disso ! Basta um pequeno e simples “REPOSICIONAMENTO” diante do que mais queremos, ou seja, nosso bem estar, sentir que o que fazemos deve ser direcionado para esse nosso e o coletivo bem estar.
Claro que hoje em dia, queremos chegar em casa depois de trabalhar (e produzir), e termos um aconchego e distração, relaxamento, e até um bate papo com um vizinho ou numa rede social na internet. Mas antes disso vem as preocupações com contas e tudo mais que nos afeta de forma negativa onde se pudermos, passamos uma borracha nessas horas e jogamos no lixo.
Não digo para pararmos de pagar e nos revoltarmos, nada disso ! Digo que se nos posicionarmos de forma a dar utilidade a novos fatos de forma a beneficiar a uma quantidade maior de pessoas, o resultado será muito mais produtivo para todos, sem ter que dar nada do nosso produto individual, e todos aproveitariam mais e melhor, sem desgastar o nosso meio ambiente e nossos bens em geral.
O fato é que a ciência se desenvolve e trabalha a nosso favor descobrindo “N” soluções novas para um sem número de aplicações, do mais simples ao mais complicado procedimento clinico cirúrgico. Mas nesse caminho acontece os interesses econômicos que superam as nossas necessidades em prol do lucro desenfreado e inconsequente. Um exemplo disso que falo é o próprio caso desse carro movido a ar comprimido, e o incidente no EUA onde um repórter que levantava dados sobre uma reportagem sobre aditivos químicos na ração que alimentava o gado leiteiro americano, que descobriu-se uma possibilidade de indução ao câncer, e isso deu uma tremenda confusão que culminou com a demissão do repórter, que por sua vez processou a rede de tv, e claro gerou um recurso na Suprema Corte, onde por incrível que pareça, o repórter perdeu a causa e a indenização a que tinha direito.
Isso mostra claramente que quando os interesses são grandes e com grandes interessados, a corda vai arrebentar do lado mais frágil. A empresa se chama Monsanto ... ! Lembram dela ? Sim, a mesma que se tornou famosa por conta dos alimentos transgênicos ! Há na internet um vídeo que já postei no blog que fala sobre esse caso especificamente.
O fato é que um veículo, de qualquer tamanho, seja qual for sua aplicação, movido a ar seria a pedra fundamental para os transportes, e não passam nem perto dos grandes interesses das grandes corporações, passando pela indústria do petróleo, indústria e montadoras de automóveis, e tudo mais que se mova a custa de um motor. Imaginem que os combustíveis alternativos já sentem um barreira enorme mesmo com argumentos a favor como as mudanças climáticas que sentimos hoje em dia, imaginem uma revolução como essa, de um automóvel, um ônibus, um caminhão ou até mesmo um trem movido A AR COMPRIMIDO ... !



Um comentário:

  1. Enquanto existir petroleo no mundo, essas tecnologias, não sairão dos laboratórios e projetos pilotos, explorar petroleo não é só garantia de dinheiro,também é via de 'lavagem de dinheiro'. A era do ouro negro, ainda está longe do fim.

    ResponderExcluir

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç