sábado, 30 de março de 2013

Filé de Meca !

Vamos matar as saudades das receitas do Tio Dé ??



Então vamos lá !

Porção para 4 pessoas !

Meca ao molho de queijo e legumes coloridos



> 4 filés altos de Meca ou outro de carne firme;
> 4 Batatas inglesa de bom tamanho, cortada em quartos c/ casca;
> 1 Maço de Brócolis;
> 1 Pacote de mini cenourinhas;
> 2 Cebolas médias cortadas em pétalas (partidas em quartos);
> 2 Dentes de Alho em lâminas;
> 1 molho de Cheiro verde ou Coentro;
> 1 Copo de Requeijão cremosos;
> 1 cx. de Creme de leite;
> 120 gr de Queijo Parmesão ralado fresco;
> 100 gr. de Mussarela ralada,
> 1 Copo de leite
> 1 col. de sopa rasa de amido de milho dissolvida em 1/3 de copo de leite;
> Sal, Pimenta do Reino branca, a gosto;

Preparo !

Numa panela com água coloque primeiro as mini cenouras para cozinhar, seguido das batatas e do brócolis e as cebolas em quartos. Pode-se optar pelo brócolis congelado e já cozido, que mantém aquele verde bem vivo, e dessa forma, ele vai só levar uma rápida escaldada no final do cozimento dos legumes. Reserve. Para o molho de queijo, leve o leite, o creme de leite, e demais ingredientes - os queijos, ao fogo brando até o derreter dos queijos, e depois juntar o amido de milho para evitar que o molho talhe e complete a textura. Para completar o molho, junte uma pitada de noz moscada que dá a "cor" a esse molho.
Numa frigideira, de preferência de teflon, levando ao fogo com azeite e sele os filés, até dourá-los e depois levá-los ao forno para terminar o cozimento, por uns 15 minutos em fogo baixo médio ( 170 a 180 graus).

Montagem !

Numa travessa, desmonte as cebolas em pétalas forrando a travessa e arrumando os legumes, deixando um espaço ao meio para acomodar os filés, e após a montagem, salpique a salsa / cheiro verde ou coentro para decorar e abrir o perfume do prato, e ótimo apetite !

Opção:

O mesmo filé de peixe pode ser cozido e composto na sua guarnição com uma variedade maior de legumes cozidos e nessa água do cozimento, prepara-se um belo pirão de legumes, realçando com alho bem picado, cebola também bem picada, e dependendo da quantidade um caldo de legumes e se dispuser, o caldo de peixe ou caldo de ostras, a venda em lojas de especiarias ... É fantástico !

Molhos de peixe

Molhos do Ostra
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç