segunda-feira, 25 de março de 2013

Atual e Verdadeiro !



Repassando: Atualíssimo.


CARTA DO IMPERADOR VESPASIANO PARA SEU FILHO ...

Aconteceu há quase 2.000 anos. E os nossos políticos pensam que são criativos...
 CARTA DO IMPERADOR VESPASIANO (79 dC) PARA SEU FILHO  TITO FLÁVIO .
Vespasiano foi proclamado Imperador por seus próprios soldados, após a morte (suicídio) de Nero.
"Onde o povo prefere pousar seu clunis:
numa privada, num banco de escola ou num estádio?"
Futebol também é cultura.
 Hoje, para júbilo e gáudio dos amantes das letras clássicas, divulgo uma carta (traduzida) do imperador Vespasiano a seu filho Tito.
(Clunis são nádegas em latim.)

Vamos a ela:

Roma, 22 de junho de 79 d.C.
Tito, meu filho, estou morrendo.Logo eu serei pó e tu, imperador.
Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa,afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?
Num estádio, é claro.

Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por omnia saecula saeculorum, e sempre que o olharem dirão: “Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou”.

Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Vel caeco appareat (Até um cego vê isso).
Portanto, deves construir esse estádio em Roma.

Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo).
Esperarei por ti ao lado de Júpiter.


PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito não inaugurou o Coliseu com um jogo de Copa, mas com cem dias de festa. Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado romano. Lembro ainda que Vespasiano foi responsável pela destruição do Templo de Jerusalem e pela diáspora dos judeus!

Assim como a gente de Brasília construirá monumentais estádios em Natal, Cuiabá, Manaus e São Paulo, mesmo que nem haja ludopédio por esses lugares.
Só para você ter uma ideia, o campeonato de Mato Grosso teve média inferior a mil pessoas por partida, e a Arena Pantanal, em Cuiabá, terá capacidade para 43.600 espectadores.
Em Recife haverá um novo estádio, mas todos os grandes clubes já têm o seu.
Pior será a arena de Manaus: terá 47 mil lugares e, no campeonato estadual, juntando os 80 jogos, o público total foi de 37.971.

As gentes da Terra Papagalli não ligaram nem mesmo para o exemplo dos sul-africanos, que construíram cinco novos estádios e quatro são deficitários.

O pão e o circo continuam...
"Sobreviver irá exigir da raça humana uma maneira substancialmente nova de pensar”.
Albert Einstein
Vamos combinar, que o Brasileiro ou  é o mais estúpido habitante desse Planeta e mais, gosta mesmo é de sofrer e aparecer na TV no Jornal da noite ou da tarde, dizendo que perdeu tudo, que está passando fome, que a mãe morreu, a tia está internada, o Pai fugiu ... Então notamos que tragédia é o prato do dia, não pode faltar. Mas se olharmos do outro lado da moeda, vamos notar um celular de última geração, uma TV de Led, ou coisa parecida, Micro ondas, Máquina de lavar moderna, Geladeira, Freezer, Ar Condicionado também moderno e com controle remoto, Dvd, e tudo mais que se possa imaginar, somando-se as ligações para os BBB's da vida, e que vai ser o assunto do dia no portão de casa, com as patroas, com os patrões, com os amigos, no Metro, no Ônibus, mas tudo recheado com aquela dose absurda de miséria e ignorância, aplaudindo os Estádios, os times de futebol, e tudo mais que não lhe interessam em nada para melhorar de vida.
É totalmente improdutivo as reclamações e revoltas, pois o interesse de quem pode ajudar a mudar e dar ética no dia a dia na política por exemplo, não estão nem ai para a hora do Brasil, pois tem o futebol, o carnaval, os bailes funk, e claro ... as tragédias ! Tendo isso, pra que mais ? E estão ganhando pra isso ! É ... Estão ganhando para ficarem nessa letargia e não sequer pensarem em mudança. Sabem que se rouba e desvia milhões e no máximo que vamos ouvir é: "Se Eu estivesse lá roubaria de maneira diferente ! Ou Eu comprava uma puta carro, ou outra, Eu fazia um churrasco todo fim de semana !" Veja como é o termo de consciência do problema e a total falta de noção sobre problemas que atingem ele de frente ! Mas esse ponto não é nem notado, e quando você toca no assunto, ele mesmo defende que rouba ! Impressionante ! Mas é a mais absoluta verdade, e desde a época de Vespasiano e assim vai continuar pois sempre existirão essa classe miserável que dá força e condições para que essa falta de vergonha na cara continue.
E vamos em frente, salve o BBB, salve a Copa do Mundo, salve o Carnaval e o sábado de aleluia !    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç