quinta-feira, 11 de abril de 2013

Solução Potável

Vemos nos noticiários o problema vivido no Nordeste pela falta de água, pela seca, e pelo descaso dos governantes que insistem em manter a população nordestina no pior dos planos da condição humana e com aplausos dos políticos que adoram manter a situação nordestina 
no caos e no abandono.
Vendo um documentário outro dia na TV, mostro que essa situação é simplesmente planejada para manter a população nesta miséria e nesse abandono, quando a solução é viável, muito mais barata e de fácil implantação, e com uma mudança radical no horizonte do sertão nordestino, passando da miséria imposta pela política desse governo, para um futuro produtivo e lucrativo pelas populações sertanejas, que não vão mais ter a necessidade de mendigar soluções para esse problema histórico que sempre serviu de base de desvios de verbas estratosféricas para a erradicação da seca do nordeste. O artigo abaixo mostra e prova que a solução existe e é totalmente viável, de baixo custo em relação ao benefício trazido as populações do sertão e da caatinga.
Fazer aquela enganação chamada de Transposição do São Francisco, que suga fortunas e não apresenta sequer andamento nas obras, que são faraônicas e perigosas para o meio ambiente, arriscando o rio São Francisco a um desastre sem limites.
Mas para as correntes de políticos que se beneficiam com a miséria da população, essa solução é muito simples para a ganância dessa corja ! 
Leiam e entendam ! 



Depois de lerem e se acharem necessário, pesquisem um pouco mais na Internet sobre esse ponto de utilização da água do mar, qu  uma solução definitiva para essa sangria que fazem dos cofres públicos há séculos enganando a população dizendo que vão acabar com a seca no Nordeste. Digo e afirmo apoiado pela História do país QUE SÃO MENTIROSOS E LADRÕES, e que existe solução e essa não custa a fortuna que sempre falam para acabarem definitivamente com essa sacanagem com o povo sertanejo ! 


Um dos maiores problemas que a humanidade pode enfrentar é a falta de água potável para todos. Apesar de o planeta Terra ser constituído na sua maior parte por água, a grande maioria dela (97%) encontra-se nos mares e oceanos, com 3,5% em massa de sais dissolvidos e não são próprias para o consumo humano. Isso significa que, em média, existem 35 gramas de NaCl (sal) dissolvido em cada litro de água.
Nós conseguimos beber no máximo 5 gramas de sal em 1 litro de água. Se ingerirmos a água do mar na concentração citada, o nosso organismo não conseguirá eliminar todo esse sal e as células sofrerão desidratação, liberando suas águas e podendo nos levar à morte.
Além disso, essa água também não pode ser usada na indústria e nem mesmo na agricultura, pois as plantações morreriam, os maquinários iriam deteriorar e as caldeiras explodiriam.
Assim, existe uma técnica, denominada dessalinização, que visa purificar a água do mar, retirando seu sal e tornando-a própria para o consumo humano e seu uso em diversas atividades.
Essa técnica baseia-se no princípio da osmose, que é a passagem de solvente por uma membrana semipermeável do meio mais diluído para o menos diluído. Esse solvente, que geralmente é a água, vai passando de modo espontâneo até que a altura da solução que está recebendo a água chegue num ponto que exerça uma pressão sobre a membrana, impedindo que o fluxo do solvente continue.



Essa pressão é denominada pressão osmótica, que é característica para cada líquido e solução. No caso da água, a sua pressão osmótica é em torno de 30 atm a 25 ºC. Desse modo, se aplicarmos uma pressão maior do que 30 atm sobre a água da solução mais concentrada, provocaremos a osmose reversa, que é a passagem do solvente da solução mais concentrada para a mais diluída.
É isso que se faz na dessalinização da água: aplica-se uma pressão sobre a água do mar maior do que a sua pressão osmótica e, com isso, a água passa pela membrana semipermeável em direção ao outro recipiente contendo água pura.





Um comentário:

  1. Olá,
    Seu blog foi incluído na LIBERESFERA (http:libertatum.blogspot.com) , o maior portal de blogs liberais e conservadores em língua portuguesa! Visite e divulgue! Seja nosso parceiro e adicione um benner da LIBERESFERA em seu blogue.

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Klauber Cristofen Pires

    ResponderExcluir

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç