domingo, 31 de março de 2013

Meca ou Mignon ao Molho de Cogumelos

Que tal um molho super especial para acompanhar um belo Filé alto de Peixe ou mesmo um tremendo Filé Mignon ?

Maravilha ... Essa receita basicamente fica calçada no molho, onde alterando um ingrediente, mudamos a base principal.
Vamos lá:

Ingredientes para o Molho:

Shitake


Paris


Shimeji



> 100 gr. de Cogumelos Shitake;
> 100 gr. de Cogumelos Shimeji;
> 100 gr. de cogumelos Paris;
> 1 cebola Roxa de bom tamanho;
> 2 Dentes de Alho em lâminas;
> 1 Taça de Vinho Branco Seco / * 1 Cálice de Vinho do Porto *;
> 1 Xícara de Caldo de Carne;
> 1 Caixinha de Creme de Leite;
> Q/n Azeite, Sal e Pimenta do Reino;

Preparo:

Numa frigideira, junte o azeite o alho primeiro e depois a cebola até ficar macia e transparente, daí juntar os cogumelos fatiados "a juliane" e o shimeji bem desfiado, (não se assuste com a quantidade, pois vai reduzir muito) e mexendo para encorpar a base do refogado aos cogumelos, e quando notar que eles estão macios mas sem estarem "inchados" demais e junte a Pimenta do Reino. Nesse ponto, é que podemos variar a receita para carne ou para o peixe: No caso de usar o molho para carne, juntamos o Vinho do Porto e o Caldo de Carne, e quando a fervura levantar, juntar o Creme de Leite, mexendo ligeiramente para encorpar e desligue o fogo para não correr o risco de talhar o molho. Prove e faça a correção do sal. Se o molho for para um Filé de Peixe, usar o Vinho Branco no lugar do Porto e não usar o caldo de carne. Como uma opção se desejar dar mais "cor" ao molho, pode se usar uma colher de sopa de Molho de Peixe. Depois da fervura e do creme de leite, provar o sal e corrigir se desejar.

Para a base de peixe ou da carne, sendo os filés altos, recomendo selar numa frigideira e levar ao forno pré aquecido por uns 15 a 20 minutos para a carne e uns 10 a 15 para o peixe. Para manter o "suco" da carne e não deixar ressecar, podemos "embrulha-los" no papel alumínio, com o brilho no alimento, lado fosco para fora. Para o peixe fazemos a mesma coisa.

Servimos as carnes com o molho por cima de forma generosa. Acompanhar esses pratos fica ao gosto do freguês, podendo ser um Arroz branco, ou uma massa ao alho e óleo, e também uns legumes salteados e regados na manteiga e ervas ... Show de Apetite !   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só para lembrar ... São 500 caracteres por comentário ... se tiver a mais, faça-o em dois ou mais comentários ... tipo "continua" ...
Se for para discordar ... aqui não tem censura .. Abç