quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ferrovia Norte Sul !


Sinceramente .... ! Ontem assisti um documentário na Globo News, sobre a ferrovia Norte Sul, e pasme, meu queixo caiu.
Em particular essa obra sempre me foi emblemática com relação a corrupção.
Há muitos anos atras, numa festa de aniversário num apto no Morro da Viúva, na Praia do Flamengo, um endereço nobre do RJ, discreto e de alta classe, tive a oportunidade de ser convidado para essa festa, que seria marcante.
Num determinado momento, uma certa figura adentra um dos salões, e foi recebido com pompa e circunstância, e sem muito mistério, avisava que não poderia ficar muito tempo pois estava embarcando para Suíça, para receber uma comissão ... ! Nessa época, esse convidado vinha ser ministro dos Transportes ... ! Acompanharia nessa viagem, o na época ministro da Justiça, e outra figura idolatrada nos dias de ontem e hoje, de voz marcante e olhos azuis muito fortes, e figura expressiva na Constituinte de 88, e entraria para a história recente do Brasil.
O jatinho os aguardava  no SDU, de onde seguiriam viagem.
Mas voltando ao caso do documentário / reportagem, mostrando a realidade da Norte Sul, que virou um verdadeiro escândalo de desvio de verbas, com gente presa e solta em seguida por detalhe jurídico, mas com patrimônio inicial de 500 mil, e a seguir constatou-se um valor de 60 milhões de patrimonial ... !
Um dos detalhes apresentados na reportagem, foi que mesmo com fotos ilusórias, na maioria da ferrovia, não existe aéreas de manobras que possibilitam duas composições trafegarem em sentido oposto, ou seja, só um vai e o outro tem que esperar para poder fazer o caminho 
inverso ... ! Mas não para ai não ... Calma !
Os trilhos em grande parte do trajeto, não estão soldados, e estão unidos por uma espécie de suporte embaixo das duas pontas, mas sem resistência para suportar o peso de uma composição. É mole ? Não ? Então tem mais, vejam : Os trilhos estocados para uma "eventual" conclusão, estão perdendo a validade, e além disso, esses além  dos que já estão instalados, não tem a dureza necessária para suportar o trafego, made in china !!



Mas não acaba ai não ... Muita calma nessa hora, e não esqueça do Isordil, pois em alguns trechos, não existe aquele berço de brita abaixo dos dormentes, estão apoiados diretamente sobre o aterro de saibro.
Mas  miséria pouca é bobagem, pois as calhas que correm ao lado da ferrovia, simplesmente foi feita fora de padrão, e dessa forma, em muitos trechos, simplesmente se foi ... A chuva levou !
Assim como o custo para se refazer a ferrovia, pois com trilhos vencidos e fora de especificação, o obra está fadada a ter que ser refeita integralmente. 
Agora perguntamos onde está o projeto e seu responsável ? Você viu ? Eu também não ! Não vimos pro que não existe projeto executivo !!!
Só uma informação: O que se gastou de forma irresponsável, com desvios monstruosos, ultrapassa em muito os valores do Mensalão, que diante do tamanho do rombo, faz esse Mensalão ser qualificado como crime de pequena monta, devendo ser tratado pelo Tribunal de Pequenas Causas !
Nesse trilho vem as situações dos aeroportos, e de toda a malha de infra estrutura brasileira.
Mas para quem tiver um pouco de tempo, vejam o programa que me referi mais acima:
Matéria sobre os gargalos da nossa infra.